O Twitter tem anunciado e implementado mudanças em sua plataforma já há alguns meses. A ideia, segundo a companhia, é procurar encontrar maneiras de incentivar “conversas mais saudáveis“.
Em um tuíte publicado pela @TwitterSafety, o plataforma divulgou que reduzirá o número de contas que podem ser seguidas por dia. O limite, que era de mil contas, diminuiu para 400. A medida é mais uma tentativa de reduzir o número de bots e contas de spam — as pedras no sapato da rede social.
Follow, unfollow, follow, unfollow. Who does that? Spammers. So we’re changing the number of accounts you can follow each day from 1,000 to 400. Don’t worry, you’ll be just fine.
— Twitter Safety (@TwitterSafety) 8 de abril de 2019
Um porta-voz da empresa disse que “eles continuam preocupados em impedir spam e abusos no Twitter”, bem como mantêm seu “compromisso de construir um serviço mais saudável”. Na Central de Ajuda, a plataforma explica que o “monitoramento intermitente” refere-se ao ato de seguir e, em seguida, parar de seguir um grande número de contas, na tentativa de aumentar o número de seguidores.
Isso significa que muitos usuários (em geral bots) são dedicados a seguir milhares de pessoas e imediatamente parar de segui-las. Assim, chamam a atenção de outros perfis e aumentam o número de seguidores. Com o novo limite de 400 contas, o Twitter deve reduzir o impacto desse tipo de prática.
Um usuário respondeu ao tuíte de @TwitterSafety e brincou com a ideia de que o limite deveria ter sido definido para 403 contas. Assim, ao tentar seguir mais um, o usuário receberia o clássico “erro 404”.
You should’ve made the new limit 403. That way any attempts after you could just be like… sorry… 404.
— Josh (@neversitdull) 8 de abril de 2019