Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, nesta semana, mostram que a TV por assinatura brasileira perdeu 500 mil assinantes de julho a novembro. De acordo com as informações fornecidas pela agência, essa é a pior crise enfrentada pelo setor nos últimos 16 anos.

Em novembro de 2015, o setor contabilizou 19,1 milhões de assinantes, uma queda de 2,5% em relação ao mês de julho, quando havia 19,6 milhões de clientes.

No final de julho do ano passado, a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) previu o encerramento de 2015 com um “crescimento zero”, mas com as quedas sucessivas na base de clientes, as operadoras registraram queda em seu número de assinantes.

Operadoras

As operadoras Net e Claro, por exemplo, fecharam o mês com menos de 10 milhões de assinantes, pela primeira vez no ano, com 9,9 milhões de clientes. A Sky encerrou novembro com 5,4 milhões de assinaturas, uma queda de 67 mil em relação ao mês anterior.

Apesar da queda, Net e Claro aumentaram sua participação de mercado, indo de 52% para 52,2%.

Via UOL