Toyota testa robô usando conexão 5G

Conexão foi essencial para garantir a possibilidade de controlar o robô a certas distâncias sem perder a precisão
Luiz Nogueira06/12/2019 15h34, atualizada em 06/12/2019 16h00

20191206124209

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em 2017, a Toyota revelou ao mundo seu novo projeto, o T-HR3, um simpático robô que, através de sensores e chips conectados a ele, poderia ser controlado por uma pessoa que entrasse em uma espécie de cabine de comando.

Agora, a empresa deu o próximo passo em relação ao controle do equipamento. Testes realizados recentemente mostram que é possível controlá-lo, com a mesma precisão de sempre, através de uma rede de conexão 5G.

Para evitar qualquer atraso em relação aos controles, a conexão de quinta geração é essencial por fornecer velocidade de transferência de até 20 Gbps. Os testes foram realizados por diversas distâncias. Foi possível controlá-lo de forma satisfatória a uma distância de até 10 quilômetros.

A empresa disse que esses testes representam um grande passo para a maneira como os robôs reagem a cenários do mundo real, como ‘desastres’ nos ambientes e cuidados de saúde. A implementação do 5G fez com que o robô apresentasse movimentos mais suaves e próximos dos seres humanos.

A Toyota pretende continuar seus testes para aprimorar o robô para a atuação em diversas situações. O objetivo é fazer com que o T-HR3 seja usado para auxílio de seres humanos, como pessoas com alguma  limitação de mobilidade, por exemplo.

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital