A cidade de Tóquio vai usar um sistema avançado de reconhecimento facial durante os Jogos Olímpicos de 2020, e agora alguns detalhes sobre o funcionamento dele foram revelados.
A fabricante NEC é a responsável pelo desenvolvimento da plataforma, que será usada para facilitar o deslocamento de participantes pela cidade durante a Olimpíada.
O sistema vai identificar mais de 300 mil pessoas ao cruzar fotos com um cartão de identificação carregado por participantes do evento. Assim, o acesso a áreas restritas vai ser feito com mais rapidez e facilidade.
O reconhecimento facial não será usado no público que vai assistir às competições, e sim em atletas, mídia e pessoas envolvidas na organização.
Durante um evento de apresentação do sistema, a tecnologia identificou corretamente várias pessoas, de acordo com a Reuters. Os criadores dizem que a ferramenta tem 99,7% de precisão. A NEC aposta na confiabilidade da plataforma para criar o primeiro sistema de reconhecimento facial usado na história dos Jogos Olímpicos.
Diferentemente de outras edições das Olimpíadas, as instalações usadas durante os Jogos de Tóquio vão ficar espalhadas pela cidade, em vez de concentradas em uma única região, como o Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
Assim, os participantes vão precisar se deslocar bastante pela cidade – por isso, é importante oferecer uma maneira mais eficiente de acesso aos locais das competições.