A operadora de telefonia móvel TIM foi notificada pelo Instituto de Defesa do Consumidor por ter cobrado indevidamente um valor de R$ 7,90 mensais de seus clientes pré-pagos em troca do Tim Protect, um serviço de backup de arquivos na nuvem.
A irregularidade da cobrança seria porque ela foi realizada sem que os seus clientes tivessem recebido um aviso ou contratado o uso do serviço que faria upload automático de documentos, fotos e vídeos na nuvem da empresa. Em muitos casos o serviço, que oferece um espaço de 10 GB, não chegou sequer a ser oferecido para eles.
O Instituto de Defesa do Consumidor solicita uma explicação para a cobrança e quer que a TIM apresente a autorização dada pelos clientes. Com a exigência de pagamento, a TIM teria ido contra o Código de Defesa do Consumidor em três pontos: ter começado a cobrar sem autorização dos usuários; não ter feito a devolução do dinheiro em dobro quando alguém pedia o cancelamento do serviço; e não ter oferecido o serviço como amostra grátis, uma vez que não houve solicitação prévia do cliente.