Tesla trabalha em um novo modo de partida com objetivo de aprimorar o sistema de tração dos veículos Model X e Model S. As informações foram reveladas no Twitter por um hacker chamado “green” na sexta (3).

O novo recurso promete proporcionar a aceleração ideal para a condução em circuitos fechados. O modo de partida vai se apoiar no sistema de suspensão adaptativo, que regula a tração dos eixos do carro enquanto ele está parado.

De acordo com o vazamento, quando acionada a função, a suspensão frontal será rebaixada e a suspensão do eixo traseiro se manterá na mesma posição.

Assim, o carro deve apresentar uma postura semelhante a de um “guepardo”: o animal flexiona as patas dianteiras antes de iniciar uma corrida para ganhar tração e atingir maiores velocidades. Devido à semelhança, a novidade recebeu o apelido informal de “cheetah stance”, ou postura de chita (guepardo) em tradução livre.

A suspensão baixa vai aprimorar a aerodinâmica dos veículos, ao mesmo tempo em que aumenta a tração e garante o amortecimento. Uma vez que a parte dianteira do carro fica mais baixa, a quantidade de ar que passa por baixo dele será reduzida. Ao diminuir esse atrito, consequentemente há o favorecimento da velocidade. Já a suspensão traseira, por manter a posição “convencional”, garante que o ar preso tenha um caminho livre para sair.

Além do novo modo de partida, ‘green’ também revelou que a empresa trabalha em uma atualização que deve permitir o sistema de piloto automático da montadora responder às sinalizações de sinais de paradas e semáforos vermelhos. Um vídeo publicado no Twitter, no dia 26 de março, mostrou o sistema em ação.

 

Fonte: Teslarati