A Tesla possui um projeto secreto chamado “Roadrunner” que até então pouco se sabia a respeito. Segundo revelou o portal Electrek, a ideia do programa é usar uma estratégia de “a máquina que constrói a máquina” para produzir baterias mais baratas em grande escala. A meta da empresa é reduzir o valor para US$ 100 por kWh, cerca de R$ 444 na cotação atual. Com isso, os veículos elétricos poderiam alcançar preços similares aos movidos a gasolina.
Há algum tempo, a montadora fez uma parceria com a Panasonic para reduzir seu custo. Porém, agora a Tesla está pensando em criar suas próprias células de bateria para equipar seus carros elétricos. Pelo menos é o que dizem os rumores, após a compra da Maxwell, uma fabricante de supercapacitores com tecnologia de baterias.
No início de fevereiro, documentos mostraram que a Tesla está investindo na produção piloto de células de bateria. Esses equipamentos estariam sendo desenvolvidos com tecnologia da montadora, além das novas conquistadas pela aquisição da Maxwell. Os eletrodos secos da empresa podem permitir a produção de células mais baratas com densidade de energia mais alta, o que possibilitaria usar menos baterias por veículo, além de conseguir um alcance maior.
O CEO da empresa, Elon Musk, estaria inclusive pressionando a equipe para que uma bateria com as novas células esteja pronta para instalação já em abril. A intenção é apresentarum Model S ou um Model X com o novo equipamento no “Battery Investor Day”, no dia 20.
Via: Electrek