Já faz algum tempo que a Tesla vem anunciando planos para um serviço de compartilhamento de veículos, a “Tesla Network”, nos moldes do Uber. Tal serviço seria baseado no sistema de direção totalmente autônoma (FSD – Full Self Driving) que está sendo desenvolvido para seus carros.
A ideia é que os proprietários de Teslas poderão habilitar seus veículos para funcionar como um “Uber Autônomo” quando não estiverem em uso, o que ajudaria a recuperar parte do invstimento no carro. Elon Musk tem planos grandiosos para o serviço, e já declarou no passado que espera ter “um milhão de robôs” nas estradas ainda em 2020.
Mas parece que os planos mudaram um pouco. Durante uma conferência para apresentação dos resultados do quarto trimestre de 2019 o executivo declarou que pode lançar a Tesla Network usando motoristas humanos, antes que o sistema FSD fique pronto.
Musk deu a entender que um motivo para a mudança nos planos seria a demora das entidades reguladoras em aprovar um serviço completamente autônomo:
“Acho que faz sentido habilitar o compartilhamento de carros antes da criação de uma frota de robotáxis, porque o compartilhamento pode ser feito antes que um sistema totalmente autônomo seja aprovado pelos reguladores. Portanto, é algo que provavelmente permitiríamos antes que uma frota de robotáxis fosse ativada”, disse ele.
Participantes da Tesla Network teriam acesso ao serviço de seguros da Tesla, que segundo a empresa tem custo “até 30% menor” que os tradicionais. O segredo é a quantidade de informações que a empresa tem sobre seus carros e motoristas, o que lhe permite estimar com maior precisão os riscos de acidentes no trânsito.
Atualmente, o serviço de seguros da Tesla só está disponível para residentes da Califórnia. A empresa não revelou uma estimativa de data para a expansão da cobertura para outros estados, ou para o lançamento da Tesla Network.
Fonte: Electrek