Não deveria ser uma prática comum, mas infelizmente os casos de assédio contra clientes têm se tornado recorrente por parte de motoristas de aplicativos de transporte urbano. Para evitar isso, a 99, da chinesa DiDi Chuxing, lançou um rastreador de comentários que identifica denúncias na plataforma.

A medida é muito bem-vinda, já que os casos de violência têm aumentado ano a ano. Em 2017, por exemplo, a Uber foi acusada de compartilhar os registros médicos de uma mulher estuprada por um motorista. Já a 99 teve de lidar, em 2018, com dois assassinatos cometidos por motoristas cadastrados em seu sistema na China.

Para identificar ocorrências mais rapidamente, a ferramenta da 99 lê os comentários deixados pelos clientes após as corridas para encontrar palavras e contextos que indiquem possíveis situações de assédio. Depois, as mensagens são analisadas por uma equipe para que sejam tomadas as providências necessárias, que pode ser o bloqueio do motorista no app e até encaminhamento do caso para a polícia.

Além do app, a empresa recebe denúncias por um canal específico para incidentes de segurança: o 0800-888-8999. Os atendentes podem recomendar centros de ajuda em diversas cidades, até com assistência jurídica e psicológica. Se o assédio for feito a mulheres, o atendimento é exclusivamente feminino.