É um fato inegável da vida: o serviço de telefonia do Brasil é ruim. O quão ruim, no entanto, só fica evidente com levantamentos como o da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, que cita a área como a mais problemática para o consumidor durante o ano de 2015.
Segundo o estudo, a telefonia celular e a fixa foram os setores que mais geraram atendimentos em todos os Procons do Brasil. A telefonia móvel foi responsável por 13,4% dos 2,6 milhões de atendimentos de 2015, enquanto a fixa gerou 9,5% dos casos.
Mais interessante é o fato de que a área de telefonia, seja ela fixa, seja ela móvel, é unânime: ela aparece no top 3 de reclamações em Procons de todos os estados do Brasil, mostrando que a baixa qualidade do serviço não é um problema regional. Foram analisados 638 Procons espalhados por 531 cidades.
Não por acaso, as empresas de telecomunicações aparecem no topo entre aquelas que mais geram queixas. O trio NET/Claro/Embratel tem 204 mil reclamações, a Oi tem 201 mil, a Vivo/Telefônica/GVT tem 165 mil. O intruso neste grupo é o banco Itaú, com 93 mil reclamações, mas ele é seguido pela operadora de TV paga SKY, com 89 mil queixas.