TCL apresenta conceito de smartphone com duas dobras

Quando aberto, o dispositivo fica com 10 polegadas; dobrado duas vezes, seu tamanho é reduzido para 6,65 polegadas
Luiz Nogueira05/03/2020 16h20, atualizada em 05/03/2020 16h48

20200305012400

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Não é segredo que os smartphones dobráveis estão atraindo a atenção do consumidor. Agora, a TCL parece estar pronta para dar o próximo passo nesta tecnologia – mesmo sendo apenas um conceito que pode ser aplicado no futuro.

O dispositivo em questão possui um sistema de dobra dupla. Quando desdobrada, a tela chega a 10 polegadas, bastante similar a um tablet; já quando dobrada, o smartphone se transforma em um modelo convencional, com 6,65 polegadas.

Reprodução

Foto: Engadget

As duas dobradiças ficam localizadas abaixo da tela – uma se dobra para fora e a outra para dentro. Alguns usuários, que puderam testar o dispositivo, destacaram uma certa dificuldade para dobrar e desdobrar.

A aplicação mais óbvia do aparelho é a possibilidade de rodar três apps simultaneamente. Aparentemente também é possível dividir a tela em apenas dois aplicativos e ajustar as larguras para atender às necessidades dos usuários.

Como esse é um conceito relativamente novo, é compreensível que a empresa não tenha softwares adaptados para demonstrar todo o potencial do aparelho. Além disso, como se trata de um protótipo, é possível que diversas mudanças sejam feitas para comportar os esquemas de visualização de serviços existentes.

Telefone com tela ‘rolável’

Além do protótipo com dobra dupla, a TCL mostrou um projeto básico de como o aparelho com tela ‘rolável’ pode ser. É possível puxar a lateral do dispositivo para que a segunda tela se revele. O aparelho não estava funcional, apresentando apenas uma espécie de adesivo no lugar da tela.

Reprodução

Foto: Engadget

Quando totalmente estendida, a tela possui 7,8 polegadas. No estado ‘original’, ela fica com 6,75 polegadas. O sistema presente faz com que a tela deslize para dentro do telefone, não sendo possível acessá-la enquanto não estiver aberta.

A TCL declarou que a ideia é inserir um botão na tela para acionar o mecanismo deslizante, e que não seria permitido que as pessoas o abrissem manualmente. Esse seria um conceito interessante, já que os testes destacaram que é difícil abri-lo.

Como informado, os aparelhos mostrados são apenas protótipos. Ainda não há previsão de quando a tecnologia será implementada aos aparelhos da marca.

Via: Engadget

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital