O mercado global de tablets continua em queda livre, mas isso não parece impedir a Samsung de trabalhar em mais um modelo da linha Galaxy Tab. O site Android Headlines divulgou nesta semana a primeira imagem do suposto novo tablet da marca.
A imagem em questão, uma renderização usada em material de divulgação que acabou vazando na web, mostra o provável visual do Galaxy Tab S4, sucessor do Tab S3 lançado no ano passado no Brasil pelo preço sugerido de R$ 3.000.
O novo Tab S4 parece trazer pelo menos uma grande mudança de visual: ele não possui botão de início abaixo da tela, como o antecessor, e aposta num design de tela maior e bordas mais finas, semelhante ao que a Samsung tem feito em seus celulares.
Não chega a ser uma “tela infinita” como a do Galaxy S9 ou a do Galaxy Note 8, porém. O que a imagem não mostra claramente é que a Samsung estaria trabalhando num scanner de íris para o novo Galaxy Tab, como o que se encontra nos seus smartphones.
Rumores indicam que o Galaxy Tab S4 terá 4 GB de RAM, 64 GB de espaço interno, processador Snapdragon 835, bateria de 7.300 mAh e câmeras de 13 MP (traseira) e 8 MP (frontal). E contrariando expectativas do mercado, o sistema operacional será Android.
A Acer lançou no começo do ano o primeiro tablet do mundo com Chrome OS, sistema operacional do Google normalmente usado em laptops. Virou tendência, ao ponto de a consultoria IDC prever que o uso desse sistema poderia reerguer as vendas de tablets no mundo.
Porém, a Samsung não parece convencida de que o Chrome OS é melhor do que o bom e velho Android no formato tablet. O Tab S4 deve vir com Android 8.1 Oreo de fábrica e tela de 10,5 polegadas, possivelmente numa proporção maior que a do S3.
O aparelho ainda não tem data de lançamento.