A RedCircle, startup focada em podcasts, foi oficialmente lançada nesta terça-feira (30/4), com a missão de ajudar pequenos podcasters a crescer. O primeiro passo da empresa foi trazer uma ferramenta de propaganda cruzada entre os criadores de podcasts — uma vez que eles concordem com os termos do serviço. Além disso, a plataforma oferece hospedagem gratuita, análise de performance, ajuda de distribuição e outros recursos projetados para criadores menores de conteúdo. Em sua rodada inicial, a startup levantou US $ 1,5 milhão.
“A história [de como começamos] é que não há muita tecnologia interessante sendo construída para o pequeno podcaster”, diz Mike Kadin, co-fundador e CEO, ao The Verge . “Vimos muito espaço para o podcaster independente, que está levando o trabalho a sério, mas não tem uma equipe de vendas de anúncios de cinco pessoas para cuidar deles”.
A equipe está se concentrando em podcasters independentes que estão na fase semi-profissional e querem aumentar suas reproduções. É por isso que a equipe lançou o recurso de promoção cruzada. É uma maneira dos criadores aumentarem suas aparições sem a influência de uma rede maior por trás. Redes maiores, muitas vezes, fazem a promoção cruzada de seus próprios programas — possibilidade que só acomete empresas privilegiadas que possuem muitos programas populares.
Para encontrar um parceiro de promoções cruzadas, os podcasters podem navegar no catálogo de eventos da RedCircle em seu site e classificar por categoria, tamanho do público ou nome — embora os programas tenham que ser disponibilizados para solicitações de promoção cruzada. Se ambos os programas concordarem em veicular o anúncio um do outro, eles enviarão um ao outro o anúncio de áudio, e o RedCircle determinará automaticamente quanto tempo eles terão para executá-lo. O objetivo do acordo é um só: auxílio mútuo. Um programa com menos seguidores provavelmente terá que exibir um anúncio por um período mais longo para alcançar um determinado número de ouvintes do que um programa maior.
Um programa só pode exibir dois anúncios por episódio inseridos no RedCircle, mas também pode ter seus próprios anúncios integrados. A companhia não relevou quantos podcasters optaram pelo serviço, mas seu CEO afirmou que está na casa das centenas, mas que “alguns podcasts” da rede geram milhares de downloads.
Além de seu recurso de promoção cruzada, a RedCircle diz que continuará a projetar ferramentas para o pequeno criador. A empresa diz que não reivindica direitos autorais sobre quaisquer obras, e os criadores podem distribuir um feed RSS hospedado pela RedCircle em qualquer plataforma que os aceite.
Kadin diz que não está planejando desenvolver ferramentas para a criação. Ele vai analisar a monetização de podcasts como uma área de foco, não apenas para criadores de conteúdo, mas também para os negócios da RedCircle. Esse é o seu principal objetivo de negócios, pois daria à empresa uma parte da receita publicitária. A equipe diz que já está negociando ofertas de anúncios para seus maiores podcasters em uma capacidade mais informal. (Eles fazem chamadas no setor para organizar o gasto com anúncios.) Ainda assim, é fácil ver como a criação de um serviço dinâmico de promoção cruzada pode ser útil para a eventual inserção de anúncios patrocinados por meio da própria plataforma.
A hospedagem gratuita é tentadora para os criadores, pois os provedores do gênero cobram por seus serviços. Mas, em troca dessa hospedagem, Kadin e a equipe desejam, no futuro, construir uma rede de anúncios composta por todos os seus programas hospedados.