O Spotify anunciou ontem, por meio de sua conta oficial no Twitter, que atingiu a marca de 70 milhões de assinantes no mundo todo. O número inclui apenas as pessoas que utilizam a versão paga do serviço de streaming de música; o número de usuários, incluindo os da versão grátis, deve estar na casa dos 150 milhões (considerando que em agosto de 2017 esse número era de 140 milhões).
Esse resultado é suficiente para colocar o Spotify bem à frente de seus principais concorrentes. O Apple Music, por exemplo, anunciou em setembro do ano passado que havia chegado à marca de 30 milhões de assinantes. Naquele momento, porém, o Spotify já tinha mais que o dobro desse número de usuários pagantes. O Tidal, por sua vez, não divulga o número de pessoas que pagam pelo seu serviço. O anúncio do Spotify pode ser visto abaixo:
Hello 70 million subscribers ð
— Spotify (@Spotify) 4 de janeiro de 2018
Como o The Verge nota, o anúncio desse número de usuários vem pouco depois da empresa renegociar seus contratos de licenciamento com as gravadoras. Essa renegociação deve garantir que o serviço continue a oferecer sua biblioteca de música aos novos usuários; por outro lado, o contrato também permite que as gravadoras lancem determinados discos de maneira que as pessoas que usem a versão gratuita do Spotify não consigam acessá-los.
Há outro fator por trás desse anúncio: de acordo com a Reuters, a empresa pretende em breve abrir o seu capital, começando a vender ações publicamente. Na quarta-feira, segundo o site, o Spotify teria solicitado aos reguladores estadunidenses a autorização para começar a vender ações ao longo do primeiro semestre de 2018. Esse pedido, no entanto, teria sido feito de maneira confidencial.
Por outro lado, o serviço de streaming recentemente foi processado em mais de R$ 5 bilhões por uma gravadora que alegou que ele estava usando suas músicas sem o licenciamento adequado. A gravadora em questão, Wixen Music, representa mais de 200 artistas, incluindo Neil Young, Janis Joplin e Beach Boys.