Spotify anuncia nova versão gratuita com promessa de economia no uso de dados

Daniel Junqueira24/04/2018 15h46, atualizada em 24/04/2018 15h50

20180424124657

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
Megaprojetos

O Spotify anunciou mudanças no aplicativo para usuários da modalidade gratuita do serviço de streaming musical. A partir de agora, a versão com anúncios do Spotify tem novos sistemas de recomendação de canções e nas listas de reprodução, além de prometer menos consumo da internet móvel do usuário.

Com as alterações anunciadas pelo Spotify, usuários da versão gratuita vão ter acesso a 750 músicas diferentes para ouvir diariamente. Elas vão ser incluídas em 15 listas de reprodução, e vai ser possível ouvir qualquer uma delas a qualquer momento e quantas vezes o usuário quiser, em qualquer ordem. Atualmente, só é possível escutar playlists no modo aleatório e com um número limitado de vezes que o usuário pula uma faixa.

As listas de reprodução são personalizadas e criadas com base em outras playlists de usuários. Para facilitar a recomendação de músicas que estão de acordo com o gosto da pessoa, o Spotify vai passar a perguntar quais são os artistas preferidos assim que o usuário abre o app pela primeira vez.

A reprodução offline ainda não foi liberada para usuários da versão gratuita, mas o Spotify adicionou um novo modo de economia que promete reduzir em até 75% o consumo de dados durante a reprodução de músicas, o que pode ajudar quem não quer torrar o pacote de internet móvel ouvindo música no serviço.

De acordo com o The Verge, o Spotify decidiu se voltar para a versão gratuita após anos investindo apenas em melhorias para quem assina o serviço. As mudanças para usuários que não pagam visa atrair mais gente para a modalidade sem anúncios: o Spotify diz que 60% dos assinantes vieram da versão gratuita do serviço.

O novo modo gratuito vai ser liberado para usuários do Spotify no Android e iOS ao longo das próximas semanas.

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital