Spotify abre plataforma para publicação de podcasts

Redação05/10/2018 13h55, atualizada em 05/10/2018 19h00

20180928141528

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
Megaprojetos

O Spotify deu início nesta semana ao beta do programa Spotify for Podcasters. A ideia do serviço de streaming é abrir sua plataforma para que qualquer um possa publicar seu programa na seção dedicada a podcasts – e ter acesso a uma audiência potencial de 180 milhões de usuários.

Além do espaço, a empresa pretende oferecer ferramentas e recursos para consulta e análise de estatísticas sobre o público que ouve cada episódio – dados demográficos, de local, performance e engajamento, entre outros. “Nós queremos que mais pessoas tenham acesso às funções que precisam para se tornarem grandes contadores de histórias e terem suas vozes ouvidas”, escreveu a companhia, em comunicado.

Os arquivos dos podcasts não ficam armazenados na plataforma, vale dizer. O serviço faz, na verdade, o papel de um agregador de links RSS: você informa o endereço do seu programa e o Spotify passa a listá-lo e atualizá-lo conforme novos episódios saírem.

A notícia não é boa apenas para os apresentadores, que ganham a chance de dar mais visibilidade às suas criações. Como nota o The Verge, o mercado de aplicativos de podcasts para smartphones é amplamente dominado pela Apple, que detém uma fatia de 55% – mesmo sendo a fabricante de apenas 20% dos celulares no mundo. O Spotify tem, portanto, uma bela oportunidade pela frente.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital