A inteligência artificial é capaz de reconhecer objetos, rostos e marcas em uma simples fotografia, às vezes com mais detalhes do que um conjunto de olhos humanos pode atribuir. Apesar da facilidade, a maioria dos softwares precisam estar conectados à internet para funcionar corretamente.
No entanto, o Google lançou um programa capaz de ser utilizado sem internet. Por ser de código aberto, o MobileNets disponibiliza sua rede neural de imagens computacionais para outros programadores que queiram incorporá-la em seus aplicativos.
Conforme relata o Digital Trends, a programação foi projetada especificamente para ser executada em dispositivos móveis, superando alguns dos maiores obstáculos em trazer imagens de computador para smartphones, através de um design que maximiza o poder dos processadores móveis.
O programa basicamente não cria novos recursos, mas traz imagens computacionais em um pacote pequeno o suficiente para ser executado em um dispositivo móvel sem armazenar dados na nuvem, o que significa que os aplicativos que usam a programação não precisariam de uma conexão de internet.
A programação dá aos smartphones e tablets a capacidade de reconhecer objetos e pessoas, além de reconhecer os pontos de referência populares. Para os usuários, o lançamento significa que aplicativos de terceiros poderão em breve obter recursos de imagem computacional novos ou aprimorados.