Seu celular pode ajudar a saber quando uma pessoa está mentindo. Uma empresa canadense chamada NuraLogix criou uma tecnologia de imagem que promete ser capaz de encontrar “emoções ocultas” e identificar um potencial mentiroso.
O programa, que se chama Transdermal Optical Imaging, monitora mudanças no fluxo sanguíneo do rosto. Segundo a empresa, essas modificações acontecem automaticamente quando os seres humanos experimentam emoções diferentes.
A tecnologia de processamento acompanha a concentração de hemoglobina nas pálpebras, bochechas e testas. A NuraLogix explica que há alterações quando as pessoas estão mentindo ou dizendo a verdade.
Em testes, o sistema foi treinado para reconhecer dados de fluxo sanguíneo de uma série de estados emocionais. Ele usa câmeras comuns, como a de um smartphone, para identificar os dados.
A novidade pode estar disponível para uso comercial nos próximos 6 meses. De acordo com Kane Lee, chefe de desenvolvimento do NuraLogix, o uso em smartphones, no entanto, deve levar mais tempo para se tornar possível.
Via IBTimes