Sistema poderia caçar internautas que usam torrent para pirataria

Redação11/07/2016 09h46

20160209085422

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O conglomerado de entretenimento NBC Universal patenteou um sistema de combate à pirataria que, ao menos em tese, poderia identificar arquivos populares em ambientes de compartilhamento para tirá-los de circulação.

O sistema poderia ser aplicado pelos provedores de internet para rastrear esses arquivos de acordo com a quantidade de pessoas com sessões ativas de download e upload. Assim, seria fácil identificar filmes, séries e álbuns musicais rodando por redes de torrent como a do BitTorrent.

Entretanto, como ressalta o The Next Web, há alguns problemas com o método. O primeiro deles é que a patente foi registrada em 2009, então ela descreve uma tecnologia que pode não ser mais eficiente para enfrentar um setor que se desenvolve tão rapidamente.

Além disso, o documento sugere que os provedores usem os dados que identificariam os “enxames” de usuários para limitar ou até bloquear o acesso dessas pessoas e, com isso, economizar dinheiro de infraestrutura. Tal atitude vai contra o conceito de neutralidade da rede, porque diferenciaria os internautas por tipo de acesso. No Brasil, por exemplo, provavelmente não pegaria graças ao Marco Civil da Internet.

Não se sabe se um dia a NBC pretende tentar implementar o sistema.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital