A Baidu desenvolveu um sistema de inteligência artificial que analisa documentos de identidade para comprovar que eles são verdadeiros. De acordo com a empresa, a tecnologia tem precisão de 99,7%, superando até as habilidades humanas. O objetivo é reduzir filas em eventos e diminuir a ação de cambistas.

O programa usa um imenso banco de dados e um software de reconhecimento facial que acelera o processo de avaliação dos documentos, podendo identificar rapidamente se houver alguma fraude – leva apenas um segundo.

A Baidu vai começar a utilizar o software no Hotel Wuzhen, em Xangai. O local recebe milhões de visitantes por ano e, em algumas partes do complexo, é necessário usar bilhetes para entrar.

Ativistas de privacidade e defensores da liberdade se mostraram preocupados com a novidade. Para eles, uma tecnologia do tipo não pode ser utilizada por empresas, já que elas poderiam ser intimadas a qualquer momento por governos ditatoriais. Questionado sobre a possibilidade, Andrew Ng, responsável pelo setor de pesquisas da empresa, responde: “É óbvio que cumpriremos integralmente a lei em todas as jurisdições em que operamos.”

Via FastCompany