A Sharp anunciou recentemente a linha de TVs AQUOS 8K, que serão as primeiras TVs compatíveis com resolução 8K voltadas para o consumidor final. Com 7.680 por 4.320 pixels, os displays contêm quatro vezes mais pixels do que as TVs 4K, e 16 vezes mais do que telas Full HD. 

Como o Engadget lembra, essa não é a primeira vez que a Sharp se aventura na resolução 8K. A empresa já havia lançado TVs desse tipo em 2015 voltadas para o mercado corporativo, e também já chegou a mostrar protótipos de um monitor 8K em 2016. A AQUOS, no entanto, é a primeira linha de produtos 8K que chegará ao mercado para consumidores finais. 

No mesmo anúncio, a empresa também afirmou que está “acelerando o desenvolvimento de receptores de transmissão 8K, câmeras 8K e outros produtos 8K”. Faz sentido: a TV será de muito pouca valia se não houver nada nessa resolução para se assistir nela (com exceção de alguns vídeos do YouTube).

Lançamento

Segundo o Nikkei Asian Review, parte da estratégia da Sharp é o lançamento de diversos produtos que popularizem a resolução sucessora do 4K. “Criar um ecossistema de TVs 8K será nossa principal estratégia. Lançaremos outros produtos 8K na China, Taiwan, Japão e Europa a partir do final deste ano”, disse um executivo da empresa ao jornal. 

Esse deve ser o mesmo prazo de lançamento da linha AQUOS. As novas TVs serão lançadas na China e no Japão ainda em 2017. Em seguida, elas chegarão a Taiwan, em fevereiro de 2018, e à Europa, em março desse mesmo ano.

Embora a Sharp não tenha divulgado o preço do produto, uma fonte do jornal afirma que as TVs 8K devem custar a partir de 1 milhão de ienes (cerca de R$ 28 mil). Em outros mercados, isso é mais do que o modelo mais caro de TV OLED da LG – que custam até R$ 30 mil aqui. Por esse motivo, é provável que, se a linha AQUOS chegar por aqui, o preço dela seja ainda maior.