Usuários da Apple nos EUA passaram por problemas ao tentar utilizar os serviços iCloud na manhã desta quinta-feira (4). Quem tentou acessar os aplicativos Calendários, Contatos, Fotos, E-mail, Backup, Encontrar amigos e Lembretes não conseguiu. De acordo com a página de status de sistema da Apple, as ferramentas passaram por uma interrupção contínua.

O Apple Pay também ficou indisponível e não permitia a edição dos cartões nem processava transações. As lojas físicas da empresa também foram afetadas pela instabilidade, segundo o 9to5Mac. Alguns usuários do Twitter relataram que não conseguiram ter seus dispositivos consertados, enquanto outros não puderam concluir suas compras.

Funcionários da Apple informaram que a inatividade de aplicativos iCloud era nacional — então, outros países não devem ter passado pelo problema. Mesmo assim, em razão da ampla difusão da instabilidade nos serviços, muitas plataformas relacionadas com o ecossistema iCloud foram afetadas, incluindo ferramentas para desenvolvedores e aplicativos de terceiros.

Na imagem a seguir, é possível ver a lista de aplicativos que se encontravam instáveis, de acordo com o status de sistemas da Apple.

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Horas depois de o problema ter sido sinalizado, a multinacional informou que quase todos os aplicativos, incluindo Apple Pay, Documentos, Encontrar amigos, Buscar iPhone e Game Center, já funcionavam normalmente. As ferramentas Calendários, Contatos e Lembretes continuam inativas.

A instabilidade vem um dia depois das falhas de funcionamento que afetaram todo o ecossistema do Facebook, incluindo o WhatsApp e o Instagram. Os aplicativos apresentaram problemas desde a manhã de quarta-feira (3) e as falhas permaneceram ao longo do dia e voltaram gradativamente a funcionar à noite.

No Instagram, os maiores problemas foram com o News Feed e o carregamento de Stories. Já no Facebook, houve falhas no carregamento de imagens e problemas no login. Quanto ao WhatsApp, usuários relataram não conseguir baixar imagens, vídeos e arquivos de áudio.

Via: The Verge / 9to5Mac