Serviço do Facebook tem dificuldade para se manter relevante

O Today In ajuda as pessoas a se manterem bem informadas, mas a produção de notícias locais tem sido um grande desafio. O mais irônico é que o Facebook contribuiu para o desaparecimento de muitos veículos
Equipe de Criação Olhar Digital18/03/2019 18h30

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Publieditorial

A internet foi responsável, em todo o mundo, por uma mudança de paradigma no jornalismo: muitos jornais foram duramente atingidos — e até fecharam as portas — quando a publicidade migrou da plataforma impressa para a online. E o Facebook é, claro, uma das empresas que mais capta esse tipo de verba.

Só nos EUA, cerca de 1.800 jornais foram encerrados na época em que a rede social surgiu, há cerca de 15 anos, e toda semana há novos fechamentos. Paralelamente, surgiram muitos sites de notícias locais, mas eles não foram suficientes para preencher a lacuna deixada em muitas partes do país. Obviamente, o Facebook não é a única razão para que essas empresas tenham enfrentado dificuldades: consolidações e incorporações têm participação nisso, mas ele e o Google participaram desse contexto.

Ironicamente, entretanto, isso está se voltando contra a empresa. Seu serviço Today In, criado para ajudar os habitantes dos EUA a se manterem por dentro de notícias, informações e eventos locais, não tem conseguido progredir. Atualmente, embora já esteja disponível em 400 cidades americanas, é falho em partes do país — algumas das quais, provavelmente, mais precisam dele, já que há pouca (ou nenhuma) oferta de jornais locais.

Isso porque o Facebook está com dificuldades para encontrar informações suficientes para manter o serviço relevante. Cerca de 1/3 dos usuários da plataforma no país moram em áreas em que a companhia não tem sido capaz de reunir uma quantidade significativa de notícias locais. “Nos últimos 28 dias, não conseguimos coletar cinco ou mais reportagens relacionadas com essas localidades”, relata o Facebook.

Por enquanto, a empresa não tem planos de montar uma equipe para produzir notícias, conforme contou à Associated Press, mas criou muitos programas de apoio a jornalistas. Além de anunciar, em janeiro, o Facebook Journalism Project (que planeja investir US$ 300 milhões em redações locais), revelou hoje que vai oferecer cerca de 100 incentivos de até US$ 25 mil para quem tiver ideias de como melhorar a disponibilidade das notícias.