O YouTube iniciou uma batalha com gigantes do entretenimento ao anunciar um serviço por assinatura com seriados originais, mas parece estar desistindo de disputar espaço com Netflix e Amazon na competição por conteúdo original. Segundo informações do site Bloomberg, a empresa está recusando a ideia de produções com scripts caros.

Já foram cancelados dois programas que necessitam de bastante recurso, o suspense de ficção “Origin” e a comédia “Overthinking with Kat & June”. O Google, no entanto, nega que esteja cancelando seus grandes projetos, e afirma que ainda há muito conteúdo original para ser publicado na plataforma.

O diretor de negócios do Youtube, Robert Kyncl, disse em novembro que muitos de seus originais, que estão disponíveis para assinantes Premium, logo estarão disponíveis gratuitamente. A ideia é que a partir de agora o material seja distribuído por um modelo suportado por anúncios, sem exclusividades para quem paga. A lista inclui diversos filmes, reality shows de YouTubers, séries e documentários.

Um dos seus maiores sucessos tem sido a série “Cobra Kai”, que funciona como uma sequência do nostálgico Karate Kid. O show foi um dos únicos a ser renovado para uma nova temporada. Um dos motivos para o retorno, talvez seja porque a série tem custos de produção baixos, sem grandes efeitos especiais que elevem o orçamento do seriado.

O que fica claro, no entanto, é que ao contrário de outras empresas, o Google não está disposto a fazer loucuras por conteúdo original, como fazem especialmente a Amazon, que recentemente anunciou um seriado baseado no universo de “Senhor dos Anéis”, e a Netflix, que investe bilhões anualmente em material original.