O Google anunciou nesta quarta-feira, 14, a remoção de um recurso do Chrome que poucos usuários sequer sabiam que existiam. A partir do mais recente update do navegador, você não terá mais acesso à central de notificações.
O recurso estava quase escondido no browser desde 2013, quando o Google passou a oferecer suporte para notificações em push para aplicativos na web. Desse modo, o usuário pode receber um alerta toda vez que o app quiser chamar sua atenção, assim como no celular.
Bastava, então, acessar a central de notificações para ver todos os alertas de aplicativos pendentes. Com o tempo, porém, desenvolvedores passaram a adotar o sistema de notificações de desktop. Ou seja: em vez de chamar a atenção através do ícone de um sino na barra de endereços, o app aparece para o usuário diretamente na tela, independentemente de qual aba ou janela esteja aberta.
Um exemplo desse sistema é o Whatsapp para web, que avisa o usuário de novas mensagens através de uma caixa que aparece no canto inferior direito da tela; ou mesmo o Google Now, para quem tem conta sincronizada com o Android. Desse modo, o Google explica que poucos usuários sequer visitavam a central de notificações dentro do Chrome, e que, por isso, o recurso será desativado.
Na prática, a mudança tem mais efeito para desenvolvedores. Se o seu aplicativo mandar uma notificação para a central do Chrome, você receberá uma mensagem de erro. Qualquer outra forma de alertar o usuário – ou seja, notificações de desktop – continuarão funcionando normalmente.
Via Chromium Blog