A SanDisk anunciou hoje o lançamento de um cartão microSDXC UHS-I com capacidade para até 400 GB de armazenamento. Voltado para uso em dispositivos móveis, especialmente celulares e tablets Android, o componente é o cartão de armazenamento com maior capacidade já lançado.

De acordo com a empresa, a capacidade do cartão deve ser suficiente para armazenar até 40 horas de vídeo Full HD descomprimido. Além da capacidade elevada, ele oferece velocidades de transferência de até 100 MB/s, o que a SanDisk promete ser suficiente para mover até 1.200 fotos em alta resolução por minuto.

Para atingir esse volume de armazenamento em um espaço tão pequeno, a Western Digital – que é dona da SanDisk desde maio de 2016 – diz ter usado uma tecnologia própria de memória. Além disso, a empresa afirma que seus processos de design e produção permitem que cada componente de memória seja capaz de conter mais bits.

O custo do espaço

Como o Mashable aponta, um cartão microSD com tanta capacidade assim pode mudar bastante a forma como alguns dispositivos são usados. O Nintendo Switch, por exemplo, é capaz de armazenar jogos em cartões desse tipo, e um único cartão desses é capaz de armazenar quase tantos dados quanto um HD de Xbox One ou PlayStation 4.

Fora isso, outros dispositivos que usam esses cartões, como câmeras e drones, também poderão se aproveitar do espaço adicional para gravar mais vídeos. Vale notar, no entanto, que não está claro se o cartão será capaz de suportar gravações em resolução 4K. Isso porque gravações desse tipo exigem uma taxa elevada contínua de transferência sobre a qual a empresa não se manifesta.

Por esses motivos, o cartão parece ser mais adequado como armazenamento, backup ou gravação de imagens em resolução Full HD. Ele começará a ser vendido no site da SanDisk a partir de hoje, por US$ 250 (cerca de R$ 790, em conversão direta).