O ano de 2016 terminou com a Apple no topo do ranking de vendas de smartphones, mas os primeiros meses de 2017 proporcionaram uma virada no jogo. A Samsung retomou a liderança no primeiro trimestre do ano, segundo um estudo da Trendforce.
Entre janeiro e março, 26,1% de todos os smartphones vendidos no mundo pertenciam à marca Samsung. A Apple ficou em segundo lugar, com 16,9% do total de vendas mundiais no mesmo período.
Nos últimos três meses de 2016, era a Apple quem estava no topo, dominando 20,3% do mercado, especialmente graças ao então recente lançamento do iPhone 7. Agora, segundo a Trendforce, o jogo virou devido à boa performance da linha Galaxy J, em que estão os celulares intermediários da Samsung.
No Brasil, por exemplo, o Galaxy J7 é líder entre os smartphones mais buscados na internet há meses, o que reforça o estudo da Trendforce. O ranking de vendas globais continua com outras marcas menos populares, como a Huawei em terceiro (11,4%), a Oppo em quarto (8,1%), a chinesa Vivo em quinto (6,2%) e a LG em sexto (4,6%).
Demais marcas entraram na categoria “outros”, que dominaram, juntas, 26,7% de todas as vendas de smartphones do mundo no começo deste ano.
[GSMArena]