Em evento destinado a jornalistas nesta terça-feira, 6, em São Paulo, a Samsung lançou oficialmente no Brasil o Galaxy A8 e o A8+. Os smartphones chegam para competir pelo espaço intermediário do mercado e trazem características do top de linha Galaxy S8, lançado no ano passado.
Os dois modelos de celular possuem o que a Samsung chama de “tela infinita”. O A8 tem um display 5,6 polegadas, enquanto o A8+ tem um de 6 polegadas. Ambos vêm com bordas reduzidas e proporção de 18,5:9, o que garante mais espaço de tela num corpo mais compacto.
Ambos os modelos vêm com processador Exynos 7885, um chip de oito núcleos, sendo dois de 2,2 GHz e outros seis de 1,6 GHz. Além disso, os dois têm câmera dupla na parte frontal: uma de 16 MP e outra de 8 MP, ambas com abertura de f/1.9. A câmera traseira dos dois aparelhos é de 16 MP e abertura de f/1.7.
Além do tamanho da tela, os smartphones se diferenciam pela memória e pela bateria. No Brasil, tanto o Galaxy A8 quanto o A8+ vêm com as mesmas especificações internas, com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. Existem algumas variantes do A8+ com 6 GB de RAM, mas, pelo menos inicialmente, a versão brasileira só tem a opção de 4 GB.
Já a bateria do Galaxy A8 é de 3.000 mAh, enquanto a do Galaxy A8+ é de 3.500 mAh. Os dois têm suporte à tecnologia de carregamento rápido e portas USB-C. Ambos vêm com proteção IP68, o que garante resistência a até 1,5 metro de água por até 30 minutos.
Por fim, os dois celulares vêm com Android 7.1 Nougat de fábrica, com previsão de receber o Android 8.0 Oreo em breve. O Galaxy A8, de tela menor, custa R$ 2.400, enquanto o A8+, de tela maior, custa R$ 2.700.
O Olhar Digital já teve a chance de experimentar o aparelho durante um evento em Las Vegas em janeiro, a Consumer Electroc Show (CES). Confira aqui o que achamos do novo celular da Samsung.