O caminho para o coração pode, realmente, estar na sua geladeira. Pelo menos é sso é o que a Samsung espera.Isso porque a empresa está tentando abrir um caminho pela vida amorosa de seus usuários ao lançar um aplicativo de namoro chamado Refrigerdating – trocadilho em inglês que une as palavras ‘refrigerator’ (geladeira) e ‘dating’ (namorar).
O aplicativo grátis funciona com a Samsung Family Hub Refrigerator, geladeira de U$4 mil dólares da marca. Ela tem tela touch que pode ser usada para ver a agenda da família e uma câmera que monitora os ingredientes e permite checar se você está sem leite, por exemplo.
Com o aplicativo, o usuário tira uma foto do interior da geladeira para compartilhar e pode passar para a direita ou para esquerda dependendo de como o conteúdo da geladeira de outro usuário te faz sentir. Porém, para os usuários que não possuem o modelo de eletrodoméstico, é possível tirar uma foto normalmente com um celular também.
A ideia é que o que está dentro da geladeira – sejam restos de comida ou uma atiçadora coleção de cerveja artesanal – poderia prover uma visão mais autêntica de quem é o usuário e como ele vive. E de forma ideal, manter ele longe daqueles monstros que deixam o pão na geladeira.
“Nós esperamos que as pessoas possam se conhecer dentro de uma circunstância mais honesta e transparente com a ajuda do conteúdo da geladeira, porque isso pode dizer muito sobre uma personalidade”, disse Elin Axelsson, administradora de relações públicas da Samsung Electronics Nordic na Suécia.
Ela falou sobre combater a superficialidade das fotos com filtro em redes sociais e sites de namoro com algo mais orgânico.
Axelsson também destacou que existem “toneladas” de pessoas solteiras na Suécia, onde nasceu a ideia. Quase metade de todos os lares no país consistem em adultos solteiros e sem filhos, de acordo com o Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Quem sabe? Talvez seja isso que junte jovens solteiros do país escandinavo. O aplicativo, entretanto, está disponível no mundo todo.
Fome por amor
Recipientes de condimento consumidos pela metade, latas de refrigerante, sacolas de salada verde, uma raíz de gengibre crua, presunto – quando o usuário começa a deslizar pelo Refrigerdating, ele consegue uma espiado no modo de vida da outra pessoa. E enquanto o aplicativo é uma propaganda divertida para a Family Hub, selecionar um parceiro através dos seus hábitos alimentícios não é tão idiota.
“Comida é realmente uma parte do nosso estilo de vida nesses dias, e tem muitas variações de dieta – existem pessoas que são veganas ou pessoas que não comem glúten, por exemplo – e frequentemente elas são mais compreendidos por alguém que também tem a mesma dieta.”, disse Laurie Davis, uma instrutora de namoro online e autora do livro “Love @ First Click”.
Hábitos alimentares podem indicar mais em comum do que se espera, comentou Davis.
Amor na Geladeira
O Refrigerdating está disponível através de um navegador, então funcionará em qualquer celular que o usuário tenha. A Samsung não disse quantas pessoas estão usando, apenas que usuários estão se cadastrando. A concentração de usuários, pelo menos por enquanto, parece estar na Suécia.
O desenvolvedor Peter Simonsson disse que o time optou pelo deslize para esquerda e direita, porque é um formato comum em aplicativos de namoro como o Tinder e o Bumble.
A Samsung até mesmo trabalhou com um especialista em relações enquanto criava o aplicativo. A empresa recomenda que o usuário não manipule a geladeira para tentar atrair encontros- seja você mesmo, aceite as sobras de comida, o pão velho e a quantidade alarmante de água com gás.
Nunca se sabe. A marca certa de leite de amêndoas pode garantir o amor da sua vida.
Alto potencial
Apesar do namoro online estar acontecendo há décadas na internet, sua popularidade ficou maior apenas nos últimos anos. O Statistic Brain Research Institute descobriu que mais de 90% dos 54.3 milhões de solteiros nos Estados Unidos tentaram achar amor, ou outra coisa do tipo, online.
Enquanto julgar interesses amorosos baseado no gosto de alguém por queijo ou carne indiana possa parecer como uma daquelas manobras de empresas de tecnologia no Primeiro de Abril, sites de namoro baseados em nichos são definitivamente um setor com grande potencial.
Dá para achar aplicativos baseados em preferências políticas ou religiosas. Tem sites para pessoas altas, pessoas ricas, pessoas intolerantes a glúten, canadenses e outros mais. Trek Passions, um site para fãs de ficção científica, quer que os usuários amem longamente e prosperem -referência ao cumprimento do personagem Spock de Star Trek. Também tem o Farmer’s Only, caso a pessoa esteja solteira no interior.