O WhatsApp é um sucesso global indiscutível, com mais de 1 bilhão de usuários. A Samsung, talvez pensando em absorver uma parte desse sucesso, registrou uma marca de um novo aplicativo, com nome Uhssup, que, apesar das grafias diferentes, têm pronúncias altamente similares no idioma inglês. Ambos os nomes vem da mesma origem: a expressão “what’s up?”, que funciona como uma saudação informal (algo como entrar em um recinto e falar “e aí?”).

A ideia da Samsung foi registrada no Escritório de Propriedade Intelectual da Europa (EUIPO), para garantir a propriedade da marca Uhssup, com a descrição de um aplicativo social que compartilha a localização dos usuários em tempo real com seus amigos com foco nos mercados europeu e asiático.

O nome pode não ser original, mas sua funcionalidade… também não é. O verdadeiro WhatsApp já tem esse recurso que permite compartilhar a localização com seus amigos. Na remota hipótese de o usuário não ter o WhatsApp no celular, Google Maps e Facebook Messenger também fazem essa função.

Como a única informação concreta sobre o Uhssup é um registro de propriedade intelectual, existe uma possibilidade grande de que o aplicativo nunca saia do papel, como acontece com inúmeras patentes e marcas registradas apenas para proteção. No entanto, é interessante pensar que alguém dentro da Samsung pensou que seria uma boa ideia criar um aplicativo que imita o nome de um dos apps mais importantes dos últimos anos.