Anunciada em 2017, a assistente virtual da Samsung, a Bixby, finalmente está aprendendo a falar português brasileiro. A companhia anunciou nesta quarta-feira (22), que o suporte ao nosso idioma começou a chegar aos celulares Galaxy S10 ainda em fase beta.
Por estar em fase beta (o que significa que está em um momento experimental), é esperado que a assistente encontre alguns problemas. A ideia da Samsung é usar esse período de testes para aprimoração do serviço e adaptação às características do público brasileiro. Não há previsão de quando deve acontecer o lançamento da versão final.
A situação da Bixby é curiosa. O serviço já existe há quase três anos e está presente em boa parte dos celulares da Samsung lançados desde então. No entanto, a variedade de idiomas sempre foi limitada, mesmo com os aparelhos presentes praticamente no mundo inteiro, criando uma situação na qual a assistente de voz era pouco útil para boa parte dos usuários da companhia.
Chegou ao ponto em que os usuários começaram a procurar por formas de “hackear” seus celulares para trocar a funcionalidade do botão dedicado para chamar a Bixby em vários dos smartphones da Samsung até que a empresa liberou essa funcionalidade nativamente no Galaxy S10. Em fóruns e plataformas como o Reddit, não faltam discussões sobre como remapear a função do botão e quais as melhores alternativas de funcionalidades, como ativação da câmera ou a chamada do Google Assistente.
Vale notar, no entanto, que a Bixby é uma parte importante da estratégia da Samsung, mesmo que a disputa interna com o Google Assistente prejudique sua adoção nos celulares. A inteligência artificial é chave do ecossistema de produtos conectados da companhia, que incluem caixas de som como o Galaxy Home, geladeiras inteligentes e TVs. Quanto mais pessoas tiverem a possibilidade de usar a assistente, melhor para a Samsung.