O mercado de tablets está em queda em todo o mundo – no Brasil, mais pessoas acessam a internet pela TV do que por um tablet -, mas nada disso impediu a Samsung de anunciar nesta quarta-feira, 1, mais dois tablets da marca Galaxy Tab.

O principal lançamento é o Galaxy Tab S4. O modelo chega para competir com o iPad Pro e traz recursos dignos de um PC. E não é exagero: o dispositivo pode se conectar ao Samsung Dex para ser usado como um computador (quase) completo.

O Samsung Dex tradicionalmente serve para transformar um smartphone como o Galaxy S9 ou o Note 8 num gabinete. O usuário pode então ligá-lo a um teclado, mouse e monitor e usar uma versão estilizada do Android semelhante ao sistema de um PC com os apps que oferecem suporte.

Já no formato tablet, o Samsung Dex é uma capa destacável para o Tab S4, vendida separadamente, que já vem com teclado. Assim, a interface do Android 8.1 Oreo que vem nele é adaptada para a experiência de uso de um PC, com janelas redimensionáveis e tudo o mais.

Também é possível estender a conexão do tablet a um monitor, teclado e mouse por meio de um adaptador HDMI para USB-C, que não vem no pacote. Neste modo, o Tab S4 pode ser usado como trackpad ou como um editor gráfico (sketch pad).

Além disso, o tablet vem com a S Pen, a caneta da Samsung que funciona também na tela do Galaxy Note 8. Com ela, o usuário pode desenhar e rabiscar sobre a tela de 10,5 polegadas Super AMOLED de resolução 2K (2.560 × 1.600 pixels).

Para completar, o dispositivo vem com processador Snapdragon 835, o chip móvel mais moderno da Qualcomm, com oito núcleos e clock de até 2,3 GHz; além de 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, expansível com cartão microSD para até 400 GB.

A bateria do modelo é de 7.300 mAh. Ele ainda vem com uma câmera traseira de 13 MP e outra frontal de 8 MP. O preço e a data de lançamento no Brasil não foram divulgados.

Galaxy Tab A

O segundo lançamento da Samsung nesta quarta foi um modelo mais básico. O Galaxy Tab A não tem suporte ao Samsung Dex e nem à S Pen, por isso não pode ser usado como PC, é só um tablet comum. O processador é um Snapdragon 450 octa-core de 1,8 GHz acompanhado de 3 GB de RAM.

A tela TFT é de 10,5 polegadas e resolução Full HD+ (1.920 × 1.200 pixels). A bateria também é de 7.300 mAh. A câmera principal, por sua vez, é de 8 MP, enquanto a frontal é de apenas 5 MP. Por fim, o Tab A vem com Android 8.1 Oreo de fábrica.

Assim como no caso do Tab S4, a Samsung também não tem previsão de lançamento do Tab A por aqui, e nem divulgou o preço.