Não é só um novo smartphone que a Samsung deve revelar em seu evento programado para o dia 9 do mês que vem. Segundo reportagem do ZDNet coreano, a empresa também deve anunciar o Galaxy Watch, relógio inteligente sucessor dos últimos Gears. A expectativa é de que o novo aparelho rode Tizen em vez do Wear OS do Google e chegue às lojas, ao menos no exterior, no dia 24 do mesmo mês.
Esse possível anúncio marca uma mudança na estratégia da Samsung. Nos últimos dois anos, a empresa introduziu seus smartwatches – o Gear S2, o S3 e o Sport – nas IFAs, realizadas sempre no começo de setembro. A data escolhida para o relógio de 2018 não é muito diferente, mas o cenário é outro, e o plano parece ser associar o dispositivo ao novo smartphone top de linha.
O fato de o novo relógio usar o sistema Tizen, por sua vez, não chega a ser surpreendente. Alguns rumores até indicavam que a Samsung abraçaria o Wear OS do Google em seu próximo dispositivo vestível. Mas a escolha pelo SO já usado pela marca sul-coreana nos relógios anteriores fazia mais sentido, visto que a plataforma faz parte de toda uma estratégia da empresa para não ser tão dependente do Google.
Em termos de especificações, pouco se sabe sobre o novo Glaaxy Watch. As fontes ouvidas pelo ZDNet disseram apenas que o relógio será lançado em dois tamanhos e mais dedicado a saúde – um caminho que as empresas de tecnologia parecem seguir atualmente.