Um HD externo pode ter muitas utilidades, mas um dos problemas do formato é que ele não é a forma mais rápida de ler e transferir arquivos. A Samsung tem desenvolvido alternativas que são SSDs portáteis, que usam a tecnologia flash em um formato que pode ser facilmente removido do computador, e está prestes a apresentar mais um modelo que rompe os limites de velocidade conhecidos até então.
Como informa o site Korea Herald, a empresa começará a produzir nas próximas semanas o modelo “T5”, uma evolução dos SSDs T1 e T3, que a empresa já tem no mercado. O aparelho deve ser ainda menor que o T3, que é impressionantemente pequeno pela quantidade de dados que comporta, suportando até 2 TB de informações.
O dispositivo deverá usar o que há de mais recente na tecnologia de armazenamento da Samsung. Enquanto o T3 usa chips V-NAND de 48 camadas, o T5 deve chegar a 64 camadas, oferecendo maior densidade de armazenamento (mais dados em menos espaço físico) e velocidades que chegam a 800 Mbps.
A Samsung confirma que desenvolve o produto, mas ainda não deu previsão de preço, nem mesmo de nome, então existe a possibilidade de a empresa adotar uma outra marca para o SSD portátil que não seja exatamente T5. Para referência, o T3 nunca foi lançado no Brasil, mas nos EUA seu preço varia entre US$ 100 pela versão de 250 GB e US$ 750 pela versão de 2 TB.