Qual é a última coisa que você espera ver quando compra um celular de R$ 9.000? Uma boa resposta para essa pergunta seria “anúncios”. A Samsung começou a receber críticas justamente por colocar publicidade dentro de seus aplicativos pré-instalados no Galaxy Z Flip, seu celular de tela dobrável que chega ao Brasil no dia 11 de março.
A utilização de anúncios na interface do celular costuma ser uma alternativa de monetização para aparelhos de baixo custo, ajudando as empresas a aumentar suas margens e tornar o produto mais acessível ao público. Não é o caso do Z Flip, que tem configurações e preço de celular premium.
Esse detalhe chamou a atenção de algumas das pessoas que estão testando o smartphone. Ao abrir o aplicativo de chamadas, por exemplo, elas se podem se deparar com um banner para produtos que nem sequer têm a ver com a Samsung. Entre os exemplos estão peças publicitárias de empresas como DirecTV e Dish, ambas provedoras de TV por assinatura.
Samsung has ads in the phone app — the app you open to place calls — on its $1,380 Galaxy Z Flip. ð pic.twitter.com/tuWr2PxSYh
— Todd Haselton (@robotodd) February 18, 2020
Can confirm the ads
Sent from a Z Flip lol pic.twitter.com/XDfb87quHU
— Ray Wongð±ð¾ð¼ (@raywongy) February 18, 2020
Também vale notar que os anúncios não são uma exclusividade do Galaxy Z Flip; a Samsung costuma fazer o mesmo com outros celulares, mas a prática tende a causar mais revolta em aparelhos de alto custo.
Vale notar que os anúncios estão presentes nos aplicativos próprios da Samsung, então existe uma alternativa para quem não quiser vê-los: utilizar outros apps no lugar. Em vez do discador padrão do sistema, uma opção é utilizar o app do Google.