Samsung apresenta Galaxy Z Fold 2 com tela externa maior e nova dobradiça

Dispositivo de tela dobrável é atualização do modelo apresentado no ano passado e acompanha a estética do Galaxy Note 20
Renato Santino05/08/2020 15h01

20200805121403-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (5) a atualização do seu celular de tela dobrável, anunciada no ano passado. O Galaxy Z Fold 2, que sucede ao Galaxy Fold, utiliza um novo sistema de câmeras similar ao do Galaxy Note 20 e, mais importante, uma tela externa maior, melhorando sua usabilidade quando o dispositivo está dobrado.

A tela interna, considerada um dos itens principais do celular, tem 7,7 polegadas, além de possuir taxas de atualização de 120Hz. Enquanto isso, a tela externa do aparelho deve ter 6,23 polegadas, com taxa de atualização de até 60Hz. Além disso, ambos os displays contam com um furo central para abrigar câmeras no lugar do recorte pouco convencional utilizado no canto superior esquerdo do display.

Na prática, o novo Fold tem cinco câmeras: três na traseira, com sensores de 12 MP (ultra-wide), 12 MP (wide) e 64 MP (teleobjetiva), uma lente para selfies com o dispositivo fechado de 10 MP e outra para selfies com o aparelho aberto, também de 10 MP.

O smartphone virá com processador Snapdragon 865+, que é o que a Qualdcomm tem de melhor no momento, utilizando também 12 GB de memória RAM, equivalente ao Note 20 Ultra. Com isso, o aparelho terá suporte ao 5G. Serão duas baterias presentes, com capacidade combinada de 4.365 mAh, o que é um pouco menor do que o primeiro Fold, mas com carregamento rápido de 25W. Por fim, o dispositivo chegará às lojas com até 512 GB de armazenamento.

Como acontece com os celulares dobráveis, será importante ver a questão da durabilidade. O primeiro Fold foi profundamente criticado por falhas de design que chegaram a atrasar seu lançamento no ano passado. A dobradiça foi remodelada para dificultar ainda mais a entrada de detritos sob o painel, que causar danos ao aparelho, reduzindo também o vão entre as duas partes da tela quando o aparelho está dobrado, fazendo-o se encaixar mais facilmente no bolso.

Até o momento, o aparelho não tem um preço definido nem mesmo no exterior, mas já terá eventos de pré-venda a partir de 1º de setembro. Ainda não há qualquer previsão de quando o dispositivo chegará ao Brasil.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital