Na hora de escolher o celular, pode ser importante levar em conta a facilidade de reparar problemas. Pensando nisso, o site iFixit listou os modelos mais fáceis de se consertar lançados neste ano. A página, conhecida por desmontar os principais lançamentos do mercado de tecnologia elegeu os modelos mais fáceis e mais difíceis de reparar, com base nas notas fornecidas por sua equipe ao longo de 2016.

O que faz um celular ser fácil de consertar?

O site explica que os pontos são dados com base na facilidade em abrir o celular. “Pontos adicionais são fornecidos por designs modulares, baterias removíveis, peças fáceis de substituir e pontos são retirados por excesso de cola, componentes soldados e dificuldade de abertura.

Confira o ranking, do mais difícil para o mais fácil de se consertar:

6. Galaxy S7 Edge

Reprodução

O modelo mais difícil de reparar, segundo a página, é o S7 Edge. Entre as razões que explicam a dificuldade estão o material de acabamento – vidro – o que dificulta a sua abertura.

5. Galaxy Note 7

Reprodução

O Note 7 possui componentes modulares, mas é difícil de abrir e a bateria é difícil de substituir. É importante lembrar que, por conta de problemas justamente com a bateria, o celular foi recolhido pela Samsung.

4. iPhone SE

Reprodução

Bateria e tela são bastante fáceis de serem trocados, o que facilita a vida do consumidor. O problema, no entanto, é que o TouchID pode sofrer danos no processo. Resultado: quarto lugar no ranking, com nota seis.

3. iPhone 7/7 Plus

Reprodução

O reparo do iPhone 7 fica em terceiro lugar porque para abri-lo é preciso uma infinidade de ferramentas. A troca de bateria e tela, no entanto, não é uma tarefa complexa.

2. Google Pixel

Reprodução

A medalha de prata ficou com o Google Pixel. A maior parte dos componentes do smartphone é modular, o que facilita a troca. O único defeito é a dificuldade de abri-lo sem quebrar a tela. Por este motivo, o celular do Google acaba perdendo alguns pontos e ficando em segundo lugar. 

1. LG G5

Reprodução

O LG G5 foi o melhor colocado no ranking do iFixit, recebendo a nota 8 no quesito reparabilidade. Entre as qualidades listadas pelo site estão a bateria removível e componentes modulares, que podem ser substituídos em caso de defeitos.