Desde que o Facebook se estabeleceu como a principal rede social do planeta com um modelo de negócios baseado em anúncios e coleta de dados do usuário, não faltaram projetos prometendo uma alternativa privativa. A última grande tentativa do tipo foi a Ello, rede social que causou furor inicial, mas foi relegada ao terceiro escalão das plataformas sociais. Agora, surge um novo candidato, chamado de Vero.
A rede social Vero já existe desde 2015, na verdade, mas começou a ganhar tração na última semana. O aplicativo chegou a ser destacado pela App Store como o número 1 em downloads na área de redes sociais da loja, o que inclui gigantes como Facebook e Instagram. No Android, ele já aparece com mais de 500 mil downloads, embora não seja possível precisar qual é o número específico de vezes que ele já foi baixado.
Sua ideia é direta, apresentada por meio de um manifesto que determina toda atuação da plataforma, que promete ser “autêntica”. Daí o nome Vero, que significa “verdade” em italiano e em esperanto. Isso se reflete na forma como o Vero organiza as publicações apresentadas no feed do usuário. Enquanto cada vez mais serviços apostam em algoritmos para filtrar o que é melhor para a pessoa, o Vero promete que seus posts sempre aparecerão em ordem cronológica, o que significa que a rede social não vai tentar decidir o que é melhor ou pior para você, o que é bastante libertador.
Uma outra parte importante é que o Vero não tem anúncios e promete nunca ter, o que desencoraja práticas como a coleta desenfreada de informações dos usuários para repassá-las aos anunciantes. É claro, no entanto, que estamos falando de uma empresa e não de uma instituição de caridade, e o lucro precisa vir de alguma forma. Para monetizar seus usuários, o Vero criou um sistema que permite acesso gratuito e ilimitado ao primeiro milhão de usuários, mas quem se registrar depois disso precisará pagar uma anuidade.
O pagamento pode parecer desconfortável diante de uma realidade em que Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e tantas outras redes sociais funcionam gratuitamente. No entanto, essa proposta vai ao encontro da ideia de que o Vero quer tratar seus usuários como clientes, e não como produto. “Nosso modelo de assinaturas nos permite manter o Vero livre de publicidade e focar em criar a melhor experiência social em vez de encontrar novas formas de monetizar o comportamento dos usuários ou enganá-los para abrir o app com notificações.
Mas afinal de contas, o que você pode fazer no Vero? Veja o que o próprio aplicativo tem a dizer sobre isso:
- Categorize privadamente seus contatos como ‘amigos próximos’, ‘amigos’ ou ‘conhecidos’;
- Compartilhe experiências livremente com diferentes grupos de contatos;
- Compartilhe fotos, links, música, filmes, lugares e livros;
- Envie e receba mensagens instantâneas com aqueles aos quais você está conectado;
- Publique seus posts do Vero com seu público no Facebook e Twitter.
Se você ficou interessado, basta instalar o aplicativo disponível para Android e iOS e fazer o cadastro. No entanto, saiba que os servidores do Vero estão sobrecarregados por causa do recente “boom” de usuários.
We apologize for the late update.
We are scaling our servers to meet the increasing demand.
We appreciate your continued patience while we work to restore service.— Vero (@verotruesocial) 26 de fevereiro de 2018
O Google Trends também mostra como o serviço passou a ser procurado nos últimos tempos.