Saiba como ver (e apagar) tudo que a Microsoft sabe sobre você

Redação11/01/2017 11h26, atualizada em 11/01/2017 11h43

20170111094639

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se você usa Windows, a Microsoft já sabe bastante coisa sobre você. Mas se você usa outras soluções da empresa, como a Cortana e o navegador Edge, ela sabe ainda mais. Felizmente, porém, a empresa lançou recentemente uma ferramenta online de privacidade que facilita o controle sobre os dados que a Microsoft coleta.

Trata-se de um site de privacidade que se conecta à sua conta da Microsoft. Nele, a empresa permite que você verifique quais informações já compartilhou com seus serviços. Os serviços que aparecem na plataforma são o histórico de navegação no Edge, histórico de buscas do Bing, histórico de localização com dispositivos que possuem GPS (desde notebooks até celulares com Windows) e o “Cortana’s Notebook”.

Esse último é uma espécie de registro que a Cortana faz sobre as preferências do usuário. Isso inclui dados de agenda, contatos, interesses, locais visitados com frequência e daí por diante. O site também inclui links para as configurações de privacidade de outras contas da Microsoft, como as do Skype, do Office e do Xbox. Ela é semelhante ao portal “Minha Conta” do Google.

Esqueça tudo que você sabe sobre mim

Cada uma das categorias possui um botão separado por meio do qual é possível ver tudo que a Microsoft sabe de você por aquele canal. E, em cada canal, há a opção de “limpar” todos os dados coletados. Também é possível acessar links para mudar as configurações de coleta de dados. Assim, você não precisará voltar a essa página para fazer outra limpeza.

A empresa avisa, contudo, que isso só apaga os dados armazenados na nuvem da Microsoft. Para apagar os dados gravados no seu computador ou smartphone com Windows 10, é necessário acessar as configurações do próprio dispositivo.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital