Não é segredo que Mark Zuckerberg quer mudar o mundo. E, na visão dele, uma das formas de fazer isso é revolucionando o acesso à internet. Para isso, o Facebook possui uma área específica chamada Connectivity Lab, setor de pesquisa que está desenvolvendo tecnologias para levar internet rápida e barata para regiões com pouco ou qualquer acesso à rede.

Para fazer isso, a empresa planeja usar lasers para reforçar as conexões wireless. Essa tecnologia já é usada com frequência em cabos de fibra óptica. Redes sem fio, contudo, usam frequências de rádio para acessarem a internet, processo que resulta em uma conexão mais lenta e instável.

“Uma grande quantidade de pessoas não se conecta à internet porque os locais onde vivem não possui infraestrutura para suportar conexões wireless, principalmente em regiões rurais”, afirma Tobias Tiecke, um dos responsáveis pelas pesquisas do Connectivity Lab.

Os resultados dos experimentos já começaram a aparecer. Usando a nova tecnologia, os cientistas foram capazes de transmitir dados a uma velocidade de 2 Gbps.

Via CNET