A Motorola identificou e começou a corrigir nesta semana uma falha no sistema de GPS do Moto G4 Play, que impede o uso de aplicativos como Maps e Waze. O problema foi evidenciado em uma reportagem do TechTudo desta quarta-feira, mas vem sendo relatado há algum tempo por usuários nos fóruns da empresa – há reclamações desde 2016, ano que o aparelho foi lançado. A marca diz, em comunicado, que apenas uma “pequena parcela” de dispositivos é afetada.
A correção é feita através de uma atualização de software, que já começou a ser enviada aos donos de Moto G4 Plays. Os usuários devem receber uma notificação quando o download estiver disponível em seus dispositivos, e basta aceitá-la para instalar o update.
Caso você não tenha recebido uma notificação para baixar o update, acesse o app “Configurar” no seu aparelho, clique em “Sistema” e depois em “Atualizações do sistema”. O smartphone vai, assim, verificar se há alguma atualização disponível e se oferecerá para baixá-la e instalá-la em caso positivo. Se ainda tiver dúvidas, a Motorola recomenda encaminhar o aparelho para uma assistência técnica autorizada.
Nos fóruns da Motorola, também há relatos de problemas no GPS de outros modelos, como o Moto G5S Plus e aparelhos da linha Moto Z. Mas em relação a eles, a Motorola diz, também em comunicado, que só tem “registros de casos isolados”.