Robôs entregadores estão prestes a ganhar as calçadas de San Francisco, na Califórnia. De acordo com o site TechCrunch a empresa Postmates, que realiza serviços de entrega de alimentos e mercadorias, conseguiu permissão para iniciar suas operações na cidade. É a primeira licença obtida junto às autoridades locais desde que San Francisco proibiu os robôs entregadores, em 2017. O delivery da Amazon, por exemplo, está sendo testado apenas no sul da Califórnia.

A Postmates apresentou o seu serviço “a la Wall-E” no fim do ano passado. Os robôs não só fariam o trajeto de forma autônoma até a sua residência, como também permitiriam o desbloqueio do compartimento de carga com o telefone, ou através de um código oferecido pelo serviço. O pequeno carrinho seria capaz de transportar aproximadamente 25 kg e andar por até 50 km com uma única carga da bateria. 

Em comunicado ao TechCrunch, um porta-voz da Postmates comenta sobre a iniciativa: “Estamos ansiosos para trabalhar diretamente com as cidades para buscar uma abordagem colaborativa e inclusiva para a implantação robótica. E que ela respeite direitos públicos de travessia, conte com a colaboração da comunidade e permita que as cidades desenvolvam regimes regulatórios ponderados.”

Questão legal é polêmica em San Francisco

Há alguns anos, San Francisco serviu como campo de testes para robôs entregadores de várias empresas. Isso durou até dezembro de 2017, quando a cidade restringiu o uso dos robôs nas calçadas, exigindo das empresas a realização de operações apenas em zonas menos congestionadas, mediante uma permissão legal. De acordo com a BBC, as regras foram impostas para garantir a segurança dos pedestres e receberam críticas de setores do comércio.

O fato de San Francisco voltar a permitir que uma empresa teste seus robôs pode ser um primeiro grande passo para sua implantação oficial na cidade. Não se sabe o que (e se) a Postmates fez algo especial para convencer as autoridades locais, mas a empresa substituiu recentemente a tecnologia dos seus dispositivos de delivery por um sistema mais leve e duradouro.

De acordo com o Código de Obras Públicas de San Francisco, as licenças que permitem a operação de dispositivos autônomos de entrega nas calçadas permanecem válidas por 180 dias. Elas também autorizam o teste de até três robôs de entrega por pedido, embora as máquinas não possam operar em áreas de tráfego intenso e precisem ser monitoradas por um operador humano em um raio de 10 metros.

Fonte: TechCrunch