Robô tripulado inspirado em ficção científica começa a operar na Coreia do Sul

Redação29/12/2016 14h46, atualizada em 29/12/2016 15h06

20161229125056

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Robôs em formato humanoide, com braços e pernas, mas tripulados por um operador humano, já apareceram nos mais diversos cantos da ficção científica: desde os AMPs do filme “Avatar” até os APUs de “Matrix Revolutions”. Agora, esse tipo de tecnologia está finalmente saltando para o mundo real.

O Method-2 é uma criação da Hankook Mirae Technology, uma empresa de robótica sediada em Seul, na Coreia do Sul. Trata-se exatamente de um robô humanoide tripulado e completamente funcional, com quatro metros de altura e pesando cerca de 1,5 tonelada. A máquina consegue repetir, em escala, todos os movimentos que faz o piloto na cabine central.

O design é de autoria de Vitaly Bulgarov, conhecido por seu trabalho em filmes como “Transformers”, “Robocop” e “O Exterminador do Futuro”. O Method-2 começou a operar nesta semana e foi pensado como um projeto de testes, mas Yang Jin-Ho, presidente da Hankook Mirae, disse que já recebeu pedidos de empresas no setor da construção civil e até do entretenimento. Aplicações militares, por enquanto, não passam de boato.

“O robô só tem um ano de idade, por isso ainda está dando passos de bebê”, disse Yang em entrevista ao jornal britânico Telegraph. Segundo ele, o Method-2 ainda deve passar por mais alguns ciclos de desenvolvimento antes que esteja pronto para se mover tão livremente quanto um ser humano. Um primeiro protótipo, porém, pode começar a ser vendido já em 2017 pelo equivalente a US$ 8,3 milhões.

Confira um vídeo do Method-2 em ação (obitido pela agência de notícias AFP).

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital