Começa a funcionar em São Paulo nesta segunda-feira, 6, o Cabify, aplicativo de transporte particular que deve competir com a Uber. A promessa do Cabify é cobrar ainda menos do que o serviço que já existe por aqui, já que o cálculo do valor da corrida é feito apenas pela quilometragem rodada, deixando de fora o trânsito e o tempo que o carro permanece parado.
Em testes realizados por nós em duas localidades em São Paulo, porém, nenhum motorista foi encontrado no aplicativo.
Confira algumas semelhanças e diferenças entre o Uber e o Cabify
Semelhanças
- Avaliações bilaterais
Passageiro e motorista avaliam cada uma das corridas
- Serviço “light”
Por enquanto, funcionará no Brasil somente o Cabify Light, uma espécie de “uberX” da companhia
- Pagamento por cartão
Como acontece no Uber, o pagamento é automatizado. Assim, não é preciso passar o cartão ou entregar o dinheiro ao motorista.
- Compartilhamento de carro
Assim como o uberPool, o Cabify oferece a possibilidade de compartilhar o carro com pessoas que estejam indo ao mesmo local.
Diferenças
- Sem tarifa dinâmica
Em locais com maior demanda, não há aumento da tarifa.
- Cobrança
O Cabify cobra R$ 2,50 reais por km em viagens de 5 km a 10 km, R$ 2 em viagens de 10 km a 25 km e R$ 3 reais em trajetos que passem dos 25 km. A tarifa base é R$ 0,50 centavos em horário normal e R$ 2,50 em horário de pico.
- Táxis pretos
Motoristas de táxis pretos, categoria aprovada pela prefeitura de São Paulo, também podem trabalhar para a Cabify.