No ano passado, a Asus surpreendeu bastante gente quando trouxe de volta ao Brasil a linha Zenbook, que conta com notebooks ultrafinos. Assim, foi lançado por aqui o primeiro modelo do Zenbook 14, que trazia um teclado numérico no touchpad.
Já neste ano, a Asus lançou no Brasil o Zenbook 14 UX434, que apesar de ter um visual bem similar com o modelo mencionado, inova ao transformar o touchpad em uma segunda tela. O Olhar Digital recebeu uma unidade do notebook para testes e te conta a seguir o que achou dele. Confira!
Design, acabamento, tela e som
Assim como outros notebooks do segmento ultrafino, o Zenbook 14 UX434 preza por uma aparência mais simples com poucos detalhes, mas que ao mesmo tempo é bem elegante, sendo que ele está disponível nas cores preta e prata. Assim, em sua tampa, você vê apenas o logo da Asus, que procura refletir a luz para alcançar um efeito “dourado” mais bonito.
O Zenbook 14 UX434 é bem leve e pesa um pouco mais de um quilo, podendo ser facilmente transportado em uma mochila ou usado com apenas uma mão. Ainda assim, devo admitir, achei este notebook um pouco mais pesado que outros notebooks ultrafinos deste ano, mas nada que chegue a causar algum incômodo.
Já ao deixar o Zebook 14 UX434 aberto, o corpo do notebook fica levemente levantado, algo para ajudar os usuários a digitarem com mais conforto e também para ajudar o notebook a se manter resfriado. Essa “inclinação”, entretanto, ocorre bem de leve e não cheguei a notar tantos benefícios por conta dela, apesar do produto se mostrar bastante confortável.
Em relação a conexões, nós temos uma surpresa bem agradável por parte da Asus, que procurou ser mais tradicional ao manter mais portas USBs do tipo A ao invés do tipo C, que praticamente são as únicas entradas vistas em outros modelos ultrafinos. São estas as conexões do Zenbook 14 UX434:
- 1 porta USB tipo A 2.0;
- 1 porta USB tipo A 3.1;
- 1 entrada para cartão microSD;
- 1 entrada para fones de ouvidos;
- 1 saída HDMI.
Além destas conexões, também vale notar, no kit do Zenbook 14 UX434 está incluso um adaptador para que você possa usar cabos de rede, que deve ser conectado em uma porta USB.
Já o display deste notebook é do tipo LED, tem 14 polegadas e vem com a resolução Full HD. Diferente do Zenbook 14 anterior, a Asus conseguiu melhorar aqui o nível de brilho da tela, que mostra alguns reflexos apenas ocasionalmente. Já do lado negativo, devemos admitir que as cores vistas nele não são muito vivas.
O som do Zenbook 14 UX434 também merece um destaque ao contar com o selo da Harman Kardon. De forma geral, tanto os graves quanto os médios apresentam um bom equilíbrio, sendo que apenas o seu volume poderia ser um pouco mais alto. Mesmo ao deixar o volume no máximo, também vale notar, os falantes do notebook não apresentaram nenhuma distorção, ou seja, A Asus realmente acertou neste ponto.
Teclado e ScreenPad
Logo ao abrir a tampa do Zenbook UX434 é impossível não reparar no tamanho e design um tanto diferenciado do touchpad, que já chama a atenção mesmo ao estar desligado. Isso ocorre, é claro, porque além de ser um touchpad comum para controlar o cursor do mouse, como explicamos acima, ele também funciona como uma segunda tela ou monitor para o notebook.
Já ao ligar o notebook, quando o Windows acaba de ser carregado, você ainda não vê o que seria o seu segundo monitor, mas vê um sistema próprio do ScreenPad, que pode ser bem útil. Assim, a partir de sua tela inicial é possível abrir aplicativos e criar atalhos para os programas que você mais usa no computador.
Outra função interessante do ScreenPad também fica por conta de poder criar “grupos” com alguns programas para serem abertos em um layout pré-definido. Ainda na interface principal do aplicativo, você também tem alguns botões que se assemelham aos vistos em celulares com o Android para alternar entre os apps abertos recentemente e “trocar a janela de monitor”.
De forma geral, esse sistema chamado de Screenpad é uma ideia interessante e audaciosa por parte da Asus para oferecer mais produtividade aos seus consumidores sem ocupar espaço com um dispositivo extra. Já em relação a usabilidade, eu preciso admitir que precisei de aproximadamente uma hora até entender todos os comandos, uma vez que o tutorial do sistema é confuso.
Em nossos testes, também é necessário dizer que encontramos alguns bugs bem ocasionais no sistema do Screenpad. Por exemplo, em alguns momentos ele deixou de responder e até chegou a ficar com a janela de um programa “por cima” de sua interface.
Após este período, admito que achei o sistema do ScreenPad bem interessante e útil para, por exemplo, digitar um texto enquanto fazia a consulta na internet ou trocava de músicas no Spotify. Já algo bem incômodo vai para o fato de ser necessário habilitar e desabilitar o touchpad toda hora.
O teclado do Zenbook UX434 segue o padrão ABNT2 e, assim como outros notebooks ultrafinos, conta com teclas do tipo chiclete, que são confortáveis para digitar e oferecem um bom feedback tátil. Já um ponto negativo dele vai para o seu backlight, que apenas ajuda você a enxergar as teclas quando o seu nível está definido para o máximo em ambientes escuros. Em outras situações, este backlight atrapalha a visualização das “letras” das teclas com certa constância.
Performance e autonomia
Assim como foi dito no começo do texto, os notebooks da linha Zenbook da Asus são voltados para quem precisa de portabilidade e uma máquina para realizar atividades mais simples. Desta forma, o Zenbook UX434 traz uma configuração equilibrada. Veja a sua ficha técnica:
- Processador i7 10510U;
- 8 GB de memória RAM;
- SSD PCI-e com 256 GB de espaço de armazenamento;
- Placa de vídeo Intel UHD Graphics.
De forma geral, com este conjunto, o Zenbook UX434 se sai bem para a maioria das tarefas cotidianas como navegar na internet, escutar música, redigir textos e para assistir a séries e filmes. Apesar de muitos notebooks já estarem contando com 16 GB de memória, este modelo do Zenbook ainda dá conta do recado tranquilamente para rodar diversos programas ao mesmo tempo ou para deixar muitas abas abertas no navegador.
Um ponto positivo do notebook notado por nós também vai para o seu sistema de resfriamento. Mesmo ao usar o notebook por diversas horas consecutivas, em nennhum momento, o Zenbook 14 UX434 chegou a esquentar.
Mesmo oferecendo uma boa performance, um ponto contra que deve ser levado bastante em consideração no Zenbook UX434 é o baixo espaço dele para armazenamento. Nós até entendemos que 256 GB em um SSD seja o suficiente para você manter o sistema instalado e manter alguns arquivos, mas ele pode ser preenchido bem rapidamente, uma vez que apenas o Windows 10 por si só já ocupa praticamente 40 GB.
Já ao contar com uma placa de vídeo da Intel, este notebook apesar de ser capaz de rodar jogos simples, não consegue manter um bom desempenho em títulos mais recentes. Então, mesmo em games mais antigos, para que eles rodem com qualidade, você terá que abrir mão de uma resolução alta e de detalhes gráficos mais avançados.
Em relação a autonomia, apesar de trazer um processador da linha U da Intel, que traz um pouco menos de performance para um baixo consumo, o Zenbook UX434 pode ser usado longe da tomada entre 5 a 6 horas. Já o tempo para fazer uma recarga completa é de pouco mais de duas horas.
Sistema
Na parte do sistema, felizmente, a Asus optou por manter o Windows 10 Home Single Language em sua versão 64 bit com poucos aplicativos pré-instalados. Um deles, por exemplo, acaba sendo o programa responsável por controlar o Screenpad, que não deve ser desinstalado a fim de evitar problemas.
Já os outros são itens bem pequenos como um antivírus em uma versão trial e um equalizador de som, que realmente funcionou bem em nossos testes e pode se provar útil para certas ocasiões.
Preço e disponibilidade
O Zenbook 14 UX434 foi lançado em abril deste ano no Brasil com o preço sugerido de R$ 7.649,00.
Conclusão
O Zenbook 14 UX434 é uma ótima opção de notebook ultra-fino que realmente tenta inovar ao transformar o seu touchpad em uma segunda tela. O aparelho possui um ótimo acabamento e o seu teclado é bem confortável, apesar do backlight atrapalhar em alguns momentos. Para pequenas atividades, o ScreenPad funciona bem e pode até surpreender, mas a sua usabilidade, em alguns momentos, se torna confusa.
Já em relação a performance, esse notebook não decepciona quem precisa de uma máquina rápida para trabalhar com atividades simples ou até mesmo para lazer. Entretanto, o seu baixo espaço de armazenamento é um ponto negativo.