O Android One começou como um sistema operacional desenvolvido pelo Google para aparelhos com um hardware mais simples e de baixo custo. Porém, hoje, é praticamente uma versão mais leve do sistema que roda nos dispositivos Pixel, ou seja, o Android puro sem os recursos avançados do Google, como o app da câmera dos Pixel, por exemplo. Com a chegada de mais aparelhos usando o Android One, é importante definir qual empresa é responsável pela atualização do sistema nestes casos.
Até hoje, falávamos que uma das vantagens dos aparelhos com Android One era receber o update do sistema operacional diretamente do Google, assim como temos na linha Pixel. Não é bem assim.
Durante um evento no MWC 2019, o diretor de parcerias do Google, Jon Gold, afirmou com todas as letras que a responsabilidade sobre as atualizações do sistema operacional dos smartphones rodando com o Android One é das fabricantes. Além disso, afirmou que para participar do programa, fabricantes como a Motorola, por exemplo, precisam seguir certos requisitos e, um deles é a atualização do SO em tempo hábil.
Desta forma, se você adquirir um dispositivo com Android One, como o Motorola One ou o Xiaomi Mi A2, leve em consideração que a atualização do software não deve chegar no mesmo momento em que o Google liberar um novo update, como temos na linha Pixel, mas quando a fabricante liberar a nova versão para os modelos One.
Contudo, levando em consideração que o Android One não possui modificações por parte das fabricantes, pois é uma versão enxuta do Android puro do Google, ainda assim, o update deve chegar antes para estes aparelhos do que para os demais modelos rodando com Android adaptado para a interface do usuário das fabricantes.