Nada de mapas e dos tradicionais guias de viagens, os turistas se modernizaram e agora usam as redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, e o celular para planejar os próximos roteiros turísticos.

Uma pesquisa realizada pela Gfk, a pedido do Facebook, revelou que as redes sociais e a popularização de dispositivos móveis mudaram completamente a maneira de escolher um novo destino e programar uma viagem.

A maioria dos entrevistados (55%) começam suas pesquisas de viagem usando o celular, sendo que, dentre os viajantes que concluíram a reserva da sua última viagem online, 22% usaram um smartphone para isso.

Além disso, a forma de procurar informações sobre os destinos também sofreu mudanças. As redes sociais, por exemplo, são as principais fontes de inspiração e pesquisa: 59% dos viajantes disseram que utilizaram o Facebook e 92% usaram o Instagram para planejar as férias.

Do grupo de viajantes que disseram encontrar inspiração online, 83% obteve ideias para sua última viagem a partir do Facebook, assim como o Instagram (55%) e o Messenger (51%) também foram influentes.