Redes sociais impactam resultado de eleições e política

Pesquisa da Global Web Index cria alerta sobre o uso dessas ferramentas para a disseminação de informações falsas
Equipe de Criação Olhar Digital14/08/2019 11h44

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As mídias sociais começaram como uma maneira de compartilhar informações sobre sua vida com amigos, mas elas logo se transformaram em uma força que é capaz de moldar vidas. Um estudo do instituto de pesquisa Global Web Index sobre quais países gastam mais tempo em redes sociais destaca alguns dos principais problemas dessa prática.

Nos países em que é mais popular, a mídia social teve um grande impacto na política e nas eleições. As Filipinas lideram a lista, gastando em média mais de quatro horas por dia nas redes. O comportamento dos cidadãos do país refletiu na política – o presidente Rodrigo Duterte transformou o Facebook em uma ferramenta para ganhar e manter o poder.

Enquanto isso o WhatsApp, propriedade do Facebook, foi uma fonte importante para a disseminação de informações falsas nas últimas eleições na Nigéria, o país é o segundo colocado no ranking dos que mais utilizam mídia social.

Moradores do México e Turquia, terceiro e quarto colocados, respectivamente, gastam pouco mais de três horas por dias conectados às redes sociais. O relatório Digital in 2019, realizado pela We Are Social em parceria com o Hootsuite, destaca que, no Brasil, a rede social mais utilizada é o YouTube, que atinge pouco mais de 98 milhões de usuários. Mesmo assim, o país não foi considerado na pesquisa.

Os mercados emergentes continuam a gastar mais tempo nas redes sociais durante um dia típico. Isso pode ser impulsionado pela demografia mais jovem desses locais. Para chegar a esses resultados, os pesquisadores ouviram 575 mil internautas do mundo todo, com idades entre 16 e 64 anos. Abaixo, o ranking completo da pesquisa.

Reprodução

Via: PCMag/WeAreSocial