Uma espécie de “antecessor espiritual” do Instagram, o Fotolog foi uma rede social de blogs exclusivos para fotos nascida em 2002, e que fez sucesso na internet no início da década passada. Desde os primeiros dias de janeiro, porém, o site está fora do ar e, sem avisar os usuários ainda cadastrados, desapareceu com todas as imagens postadas.

A desativação foi identificada por usuários do Twitter, que lamentaram a perda de muitas fotos da adolescência. Desde a popularização de outras redes sociais, como o Orkut e, posteriormente, o Facebook e o Instagram, o Fotolog (também chamado de “Flog” pelos usuários da época) perdeu força e já era considerado um serviço abandonado.

No entanto, é difícil saber de quem era a responsabilidade pelo site. Em 2007, o grupo francês Hi-Media comprou o Fotolog por US$ 90 milhões (valor da época), mas, segundo uma reportagem da BBC Brasil, não se identifica mais como proprietário da marca.

O grupo diz que 51% das ações da rede social foram vendidas para “um empresário” – identificado como o francês Sven Lung – em 2014. Porém, o suposto novo dono do Fotolog jogou a responsabilidade de volta para a Hi-Media, que, por sua vez, não quis se pronunciar à imprensa.

A queda do Fotolog talvez seja motivada pelo caso relatado pela BBC nessa mesma reportagem. Diversos ex-usuários da rede social tentaram recuperar ou apagar as fotos perpetuamente visíveis no site – e, ao contrário de redes modernas, acessíveis para qualquer pessoa. E-mails não eram respondidos há meses, pedidos para redefinir a senha também eram ignorados e nem mesmo queixas registradas no site ReclameAqui eram atendidas.

Ao que parece, os misteriosos donos atuais do Fotolog decidiram colocar um ponto final na história do site, acabando com as contas remanescentes e resolvendo, de uma vez, todas as reclamações. E você, vai sentir falta?