Rede Pão de Açúcar cria sua versão do Amazon Go e testa modelo de pagamento sem filas

Tecnologia permite que o cliente pague pelas suas compras usando o próprio celular. Veja como!
Redação26/04/2019 20h23, atualizada em 26/04/2019 21h16

20190426052249

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Já pensou em poder fazer suas compras sem ter que encarar aquela fila no caixa do supermercado? Se depender do Grupo Pão de Açúcar (GPA), isso será realidade muito em breve. A rede está testando um sistema de cobrança automática, pelo qual o cliente usa o próprio smartphone para escanear os códigos de barra dos seus produtos e efetuar o pagamento.

Ainda na fase piloto, a tecnologia foi disponibilizada apenas para colaboradores da sede da companhia, em São Paulo, pelo aplicativo do programa de fidelidade da rede, o Pão de Açúcar Mais. Junto à funcionalidade, a última versão do app também oferece um recurso de scanner para o cliente registrar suas compras. O próximo passo é definir o modo de pagamento, processo que só precisa ser realizado na primeira transação, ao digitar o número do cartão de crédito ou fotografá-lo.

Reprodução

A cobrança é feita pelo sistema automaticamente, através de um único clique. Para finalizar, o app gera, então, um QR Code, que deve ser apresentado em catracas instaladas na saída da loja. Os recibos ficam disponíveis para consulta na função “Cupom Fiscal” do aplicativo, como já acontece com as demais compras feitas pelos Clientes Mais em lojas da rede Pão de Açúcar.

“Estamos transferindo o ponto de venda para dentro do celular de cada consumidor. Ao mesclar o digital e o físico, eliminamos filas e tornamos o processo de compra ainda mais personalizado e ágil”, explica Antonio Salvador, Diretor de Transformação Digital e E-commerce do GPA. Resta saber qual será o impacto dessa medida no comportamento dos clientes e – por que não – no mercado de trabalho.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital